sábado, 2 de janeiro de 2010

Ultreya V - De Vila Nova de Cerveira a Santiago - ...Das raízes galaico-minhotas pelo Caminho Portugues



Porque é Ano Santo?
O Ano Jubilar Compostelano - também conhecido como Jubileu ou Ano Santo (Jacobeu) - é celebrado desde a Idade Média, por disposição papal, quando o dia do apóstolo Santiago Maior (25 de julho cujos restos mortais se encontram na catedral compostelana, coincide com um Domingo, o que sucede habitualmente cada 6,5,6 e 11 anos. O último celebrou-se em 1999 e o próximo - depois de 2004 - será em 2010.
O Jubileu Compostelano, que concede desde a sua origem indulgências, especiais aos fiéis, estimulou a visita de peregrinos de toda a Europa à catedral de Santiago de Compostela. Esta celebração religiosa tem início da tarde do dia 31 de dezembro anterior ao ínicio do Ano Jubilar e termina no mesmo dia, um ano depois. As cerimónias que assinalam o início e o fim desta celebração são a abertura e o encerramento da Porta Santa, situada na cabeceira da catedral compostelana.
As exigências formais da Igreja para ganhar o Jubileu são muito simples: visitar a catedral de Santiago, onde se encontra o corpo de Santiago e aí rezar pelo menos uma oração. Também é exigida a confissão e comunhão no mesmo dia da peregrinação ou quinze dias antes ou depois desta, mas estes sacramentos podem ser cumpridos em qualquer lugar, e não obrigatóriamente na catedral compostelana.
O Ano Santo é uma celebração em que, por disposição papal, outorga-se à catedral de Santiago de Compostela a graça do jubileu ou perdão de todos os pecados aos fieis que viajem a Santiago de Compostela, por qualquer meio de locomoção, rezem uma oração e recebam os sacramentos da confissão e comunhão durante qualquer período do ano em que o dia de Santiago caia no domingo.
Sua origem encontra-se no fato de a tradição assegurar que o descobrimento dos restos mortais de Santiago ter-se dado num domingo. O Ano Santo Compostelano é anterior ao Romano, estabelecido no ano de 1.300, e se inaugura com o ritual de abertura da Porta Santa, na tarde do dia 31 de dezembro do ano anterior e acaba com o ritual de cerramento da mesma na tarde do dia 31 de dezembro do Ano Santo. A Porta Santa permanecerá fechada até o Ano Santo seguinte. Este ritual também é anterior ao que tem lugar em Roma, que segue os mesmos passos estabelecidos em Compostela.
Por conta dos anos bissextos, a periodicidade de celebração do Ano Santo é irregular, formando, assim, ciclos de 28 anos, com quatro Anos Santos neste período de tempo. Como anedota, é preciso dizer que em 1885 e 1886 foram celebrados dois Anos Santos consecutivos, já que o primeiro teve caráter extraordinário por decisão do papa Leão XII, para celebrar a confirmação da autenticidade dos restos mortais do santo, reencontrados depois de permanecer 300 anos ocultos. Também durante todo o ano de 1938 se prorrogou o Ano Santo de 1937, por conseqüência da divisão da Espanha entre católicos e não-católicos, que se dava, a juízo da Igreja, durante a Guerra Civil.
(Do “Boletin Mundicamino no 40”.)
A Igreja decreta que nos Anos Santos e, cumprindo certos requisitos, pode-se alcançar uma indulgência plenária (que é, em poucas palavras, o perdão de todos os pecados). Esta indulgência também pode ser aplicada aos fieis defuntos.

O próximo Ano Santo é em 2010 e depois só em 2021.

O Ano Santo ou Ano Jubilar é um período durante o qual a Igreja concede singulares graças espirituais aos fieis à imitação do que a Bíblia diz do Ano Jubilar dos israelitas: cada 7 anos era Ano Sabático, nele recuperavam as terras quem as tinha vendido por necessidade e os escravos adquiriam a liberdade. Cada 50 anos era Ano Jubilar (Lv.25).
Jesus diz que Ele vem anunciar um ano de graças do Senhor (Lc. 4, 16).
A Igreja cada Ano Santo concede também um especial ano de graça: O Ano Santo é um convite aos que se encontram longe de uma atitude de fé, para voltar de novo à vida cristã.
A espontânea e singular veneração e peregrinação de toda a cristandade ao sepulcro de S. Tiago é anterior as graças pontifícias e é a causa que as provocou. Pela sua parte, as concessões de Roma, reciprocamente, contribuíram para o aumento dos fieis a Compostela.
A cerimónia de abertura do Ano Santo que se realiza na tarde do dia 31 de Dezembro será presidida pelo arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio Barrio. O primeiro Ano Santo Compostelano teve início no ano 1120 com o Papa Calisto II.

Dom Barrio espera que o Ano Santo favoreça o despertar espiritual e religioso das pessoas, um despertar para as circunstâncias concretas em que vivemos. "Penso que o peregrino que vem a Santiago busca algo profundo. Nós tentamos com a graça de Deus, dar uma resposta ao que o peregrino está buscando. Gostaria que este ano nos ajudasse no processo de conversão que é sempre necessário" – frisou o prelado.

Interrogado se este Ano Santo servirá para reafirmar as raízes cristãs da Europa, o arcebispo disse que João Paulo II e Bento XVI falaram várias vezes sobre a realidade da nova Europa do Espírito. "Devemos recordar sempre as palavras de João Paulo II proferidas na Catedral de Santiago de Compostela: a Europa deve revitalizar suas raízes cristãs mantendo sua identidade e ser um farol de luz e civilização, como fez durante tantos séculos. Sem impor nada a ninguém, buscar sempre oferecer os valores que dão sentido à vida e são indispensáveis para construir esta nova Europa do Espírito" – concluiu Dom Barrio.
Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o Século IX. Estes são chamados de Peregrinos, do latim "Per Aegros", "aquele que atravessa os campos". Têm como seu símbolo uma concha, normalmente uma vieira designada localmente por "venera", costume que já vinha do tempo em que os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra.
Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão todos entroncar aos caminhos franceses que posteriormente se ligam aos espanhóis, com excepção das várias vias do Caminho Português, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte.
Cerimónia de Abertura do Ano Santo
31.12.09 - Abertura da Porta Santa
A abertura da Porta Santa é um momento único e expectacular. Aconteceu em 2003 e apenas voltará a acontecer em 2020.

Esquema da Celebração da Abertura da
PORTA SANTA

16h20 - El Cabildo espera al Sr. Arzobispo y demás Obispos en la Puerta de Azabachería y los acompaña hasta la Sacristía para revestirse.
Una Comisión Capitular espera al Delegado Regio y otras Autoridades en el Pórtico de la Gloria o en Platerías.

16h30 - APERTURA DE LA PUERTA SANTA
Inmediatamente, se organiza la Procesión hacia la Puerta Santa, saliendo por la Puerta de Platerías, Plaza de la Quintana y Puerta Santa. El orden es el siguiente: Incensario, Cruz y ciriales, Acólitos con el Martillo y el agua bendita, Cabildo-Catedral, Sacerdotes concelebrantes, Obispos concelebrantes, Sr. Arzobispo, Delegado regio, Autoridades e invitados, Fieles.

Orden del Rito de Apertura
1. Procesión: Acompaña la Banda de Música, con el “Himno al Apóstol Santiago”.
Al llegar frente a la Puerta Santa, el Cortejo Litúrgico permanece en dos filas, sin entrar en el recinto de la Puerta. Las Autoridades ocupan su lugar reservado, lo mismo la Escolanía.
El Sr. Arzobispo se coloca en la Cátedra.
Canto: Salmo 121: “Laetatus sum” / “Qué alegría cuando me dijeron”.

2. Saludo del Sr. Arzobispo y Monición presidencial.

3. Oración
El Diácono pide la Bendición para proclamar el Evangelio.
Aclamación al Evangelio: “Aleluya, y versículo”.
Lectura del Santo Evangelio (Lc. 4,14-21).
Después de besarlo, el Señor Arzobispo toma el libro de los Evangelios y lo muestra a todos desde la Cátedra.

4. MENSAJE DE S.S. BENEDICTO XVI

Rito de Apertura:
A. Monición
Canto: “Veni Creator Spiritus”

B. El Sr. Arzobispo se dirige a la Puerta Santa

C. Antífonas y golpes
El Señor Arzobispo golpea tres veces en el muro, a la tercera vez, abre con sus manos la Puerta, entonces cae el muro.

D. El Sr. Arzobispo se arrodilla en silencio

E. El Sr. Arzobispo, vuelve a su Cátedra

Dos Diáconos lavan con agua bendita los dinteles de la Puerta Santa.

Varios peregrinos adornan la Puerta con flores y velas encendidas.

Canto: Salmo 99: “Aperite portae aeternales” / “Alzaos, oh Puertas eternas”

Oración, propia del Jubileo

Entrada en la Catedral
El Sr. Arzobispo, toma la Cruz arzobispal y entra el primero por la Puerta Santa, entonando el canto de acción de gracias:
Canto: “Te Deum laudamus...”

Inmediatamente, entran los demás por este orden: Sres. Obispos, Concelebrantes, Cabildo, Ministros y Acólitos, Delegado regio y Primeras autoridades, demás Autoridades e Invitados, Fieles todos.

Todos se dirigen a sus puestos dentro de la Catedral, para comenzar la Eucaristía.

CELEBRACIÓN DE LA EUCARISTÍA
Santa María Madre de Dios
BOTAFUMEIRO: “Jacobum celebret” o “Himno al Apóstol”
Bendición
Despedida
Una vez dispuestos, se encaminan hacia el Pórtico de la Gloria por el centro de la Catedral. Al llegar al Pórtico, el Sr. Arzobispo despide al Delegado regio y demás Autoridades. Regresando después a la Sacristía.
Anos Santos no Século XXI
2004 2038 2083
2010 2049 2088
2021 2055 2094
2027 2060 2099
2032 2077

O PERCURSO ULTREYA V
Vila Nova de Cervera a Santiago de Compostela

Como de costume receberemos os amigos na véspera dia 10, sexta-feira na nossa casa ou terão de estar na manhã de sábado em Pico de Regalados para arrancarmos pelas 12h00 para Vila Nova de Cerveira, onde deixaremos os carros guardados em casa de amigos e a partir daí damos início ao Caminho, caminhando.
Neste momento já tenho um valor aproximado por pessoa para esta estadia de 8 dias com dormida e pequeno-almoço em quarto duplo ou em single.
Estou a tentar negociar para baixar preços, mas sendo 8 dias e em Ano Santo, temos uma ligeira subida em relação a 2009. Vamos ver o que acontece.
Como já vos tinha dito este ano vou acolher primeiro aqueles que já foram connosco em anos anteriores e trouxeram ao grupo algo de especial. Por várias razões deram um contributo pessoal de amor, tolerancia, serenidade, alegria, solidariedade, compaixão, sabedoria, fé, leveza e profundidade. Que conseguiram entrar em ruptura com a Vida e os hábitos de quotidiano e se entregaram ao grupo e à Peregrinação. E só a esses estou a convidar que se juntem este ano ao grupo.
Como se trata de Ano Santo vai ser mais difícil arranjar alojamento, por isso para quem esteja mesmo interessado em ir e se possa comprometer agradeço que me informe para eu fazer junto da Agencia uma pré-inscrição.
Não quero um grupo grande. Em 2009 fomos 17 e não quero ultrapassar os 20. Por isso despachem-se na vossa decisão. Já tenho “cunhas” para abrir espaço para novos, mas primeiro estão os “repetentes” e os “boa onda levezinha”, só depois disso haverá lugar a “desconhecidos” E se demoram muito a decidir se calhar nem chega para todos. Vamos ver o que Santiago quer....reune, nos manda cumprir.
O pagamento será dividido por várias tranches para não custar tanto. Mas neste momento realmente o que preciso é ter uma previsão de inscrições.
Depois logo vos dou preços definitivos e a calendarização dos pagamentos.
Outra coisa muito importante, reconheçam se precisam ficar em single ou se podem partilhar quarto, intimidade, ronco, casa de banho, hábitos. Se estão disponíveis para o que tudo isso implica de tolerância e dádiva, adaptação e entrega, despojamento...
Fico à espera de notícias

Que Santiago nos abençoe e brindemos a Ultreya V!
Feliz 2010
Que seja um ano de Entusiasmo, Coragem, Serenidade, Sabedoria para Viver com Alegria todos os momentos e com Disponibilidade todos os Desafios e Aprendizagens
Beijos e abraços santiagueños
Isabel Blanco Ferreira

GALICIA...Tienes que Verla, Xacobeo 2010
http://www.youtube.com/watch?v=nGKowchfBC0


ULTREYA! - "Vai para a frente com Coragem" - La palabra ultreya es una antigua palabra española que usaban los peregrinos de Compostela cuando se encontraban para saludarse y animarse a lo largo del camino. Esta palabra, probablemente derivada del latín ultra, significaba "¡Adelante!"

Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
Madre Teresa de Calcutá

Fazer o Bem, Sempre! (Teresa de Saldanha - fundadora das Irmãs Dominicanas em Portugal)

“Eu honrarei o Natal em meu coração e tentarei manter o ano todo” (Charles Dickens)
In spite of everything, I still believe that people are really good at heart (Anne Frank)
Be the world you want to see (Mahatma Ghandi)

http://calzadoblancoarte.blogspot.com/
http://sabedoriainterior.blogspot.com
http://ultreya-ibf.blogspot.com/