quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ciclo de Conferencias "CAMINHOS DE SANTIAGO" no Estoril

Estimados Amigos

 
É com grande alegria que vos participo e convido para assistirem ao Ciclo de Conferencias “CAMINHOS DE SANTIAGO”, que se vão realizar no Estoril, na Junta de Freguesia, a partir de 23 de Julho, às 21h15.
Estamos a dar início à dignificante e honrosa sementeira de divulgação dos Caminhos de Santiago, do Caminho Portugues em particular e ainda do Ano Xacobeo, que decorre em 2010.
Recordo que o Conselho da Europa declarou, em 1987, o Caminho de Santiago como “Primeiro Itinerário Cultural Europeu”, e em 2004 atribuiu-lhe a menção de “Grande Itinerário Cultural Europeo .


Este ciclo de Conferências será organizado em parceria entre Isabel Blanco Ferreira, de quem nasceu esta iniciativa e a Associação Espaços Jacobeus (http://www.jacobeus.web.pt/), que apoiará formalmente o evento.
A Associação Espaço Jacobeus é uma associação erigida Civil e Canónicamente, que pretende divulgar, preparar e informar os Peregrinos para a realização da Tradicional Peregrinação ao túmulo do Apóstolo Tiago em Compostela, na Galiza. Por questões de proximidade está a ser a Delegação de Lisboa que está a apoiar o Ciclo de Conferencias, para levar a cabo tão relevante divulgação.


A Associação tem sede em Braga e várias Delegações pelo País, estando neste momento a Coordenar a Delegação de Lisboa, o Gonçalo Cabral, e sendo o Presidente Nacional Amaro Franco. Estes dois elementos serão Palestrantes na primeira Conferencia testemunhando as suas Experiencias.


Convido que estejam presentes, que participem. E que divulguem esta iniciativa.
Seguem as datas, os oradores e os temas das Conferências:

23 Julho Testemunhos de Peregrinos – Isabel Blanco Ferreira: Grupo Ultreya, Amaro Franco (Presidente Nacional AEJ) e o Gonçalo Cabral ( Coordenador Delegação Lisboa AEJ).


16 Outubro - Santiago na Historia de Portugal – Dr. Fernando Carlos Rodrigues Martins, Mestre em Historia Medieval da Faculdade de Letras, Universidade do Porto e Docente da UAL, em Lisboa


20 Novembro - Devoção a Santiago - Caminhos de Santiago e a Espiritualidade - Pe. José Antunes da Silva, Provincial dos Missionários do Verbo Divino


18 Dezembro.- Por Caminhos de Santiago – João Rodrigues – Co-autor do Livro com este mesmo título

O Site da Junta do Estoril com localização http://www.jf-estoril.pt/docs/default.asp


Um abraço


Isabel Blanco Ferreira


ULTREYA! - "Vai para a frente com Coragem"


Suseia! Sempre em frente!

C.C. AEJ-Lisboa


aej.lisboa@gmail.com


Salão da Igreja de Santo Eugénio


Alameda da Encarnação


1800-190 Lisboa