segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TESTEMUNHOS - DA MARIA JOSÉ E DO ZÉ

Queridos Amigos e Companheiros desta fantástica e singular Peregrinação



Não nos foi possível responder com a brevidade que pretendíamos , retribuindo e agradecendo as vossas simpáticas mensagens , visto só termos tido acesso aos vossos mail´s neste fim de semana.


Posto isto, aqui vão as nossas palavras de gratidão:


A Isabel e ao Jaime os nosso Parabéns pela fantástica organização e pelos momentos únicos que nos proporcionaram.


Aos restantes Companheiros, salientamos o vosso apoio nesta caminhada e a amizade demonstrada por todos .


Que este seja apenas um motivo, para nos manter-mos próximos ao longo da nossa Vida,


Conte com os amigos


Josés

domingo, 26 de setembro de 2010

Os Pastores que têm saudades....têm morríña...

Queridos Co-Peregrinos

Que bom recordar estas paisagens, a minha querida Galicia!
Que bom recordar-vos a todos sem excepção...
e os cheiros, os silencios, as rias, os bosques, as cantorias, as orações, os convívios, as refeições, as pessoas que nos acolheram, alimentaram, transportaram bagagens.
E a chegada a Santiago, a Porta-Santa, a Compostela, o Abraço ao Santo, a benção da Reconciliação, a Leitura, a Invocação ao Santo, o Botafumeiro....
....e a Despedida! como custou...

Mas temos seguramente encontro marcado para 2011!
O Apóstolo espera-nos e os Caminhos também...
Um abraço
Ultreya et Suseia!
Isabel e Jaime
Posted by Picasa

TESTEMUNHOS - DA MANELA S.R.

Queridos companheiros do Caminho,



È, apenas, um sublinhado o que vos envio hoje. Os agradecimentos , as dedicatórias, fi-los na nossa última noite. E, como disse então, «em prova da minha dedicação para convosco» tive muito gosto em dedicar-vos, um a um, uma pequena quadra pessoal, de que, pelo menos a maioria gostou e riu.


Essa foi a prova da minha amizade e companheirismo. O pensar em cada um, um a um. Com ternura, com amizade. E gratificantes foram, depois, as vossas reacções.


Foi um grupo fantástico. Do melhor. Bem hajam.


Beijos a todos


Manela

TESTEMUNHOS - DA DULCE B.

Queridos peregrinos e companheiros de caminho...
faz hoje 1 semana, mais ou menos a esta hora estávamos a chegar a Santiago...
Todos os dias me lembrei das palavras da Isabel no principio de cada dia "Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo"..
todos os dias me lembrei do som do cavaquinho,das vozes do Rui e da Catarina e do coro de todos nós, todos os dias tive na cabeça  "O Povo de Deus..." 
todos os dias me lembrei de todos vós e de algumas conversas pessoais com alguns .
Foi para mim uma grande e inesquecivel experiencia! 
Envio um beijo para cada um e um abraço apertado que envolva todo o grupo 
Dulce

TESTEMUNHOS - DA VERA E DO MIGUEL

Queridos Santiagueños,



Parece que só faltamos nós partilhar a alegria e felicidade que foi o Caminho e a vossa companhia.


Que bom foi ler os vossos comentários.


Que estranho que foi começar a semana na confusão da cidade... o ruido, a poluição! Ainda me sinto "mareada" do caminho.


Um bjo e abraços muito grande a todos com muitas saudades e até breve!


Vera, Miguel e Santiago

sábado, 25 de setembro de 2010

TESTEMUNHOS - DA LUISA M.

Queridos amigos



Finalmente consegui aceder á caixa de correio electronico e deparei com tantas mensagens que demonstram bem o sentimento positivo e de paz interior que experimentamos, percorrendo o caminho.


"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho"


Obrigada a todos. Valeu a pena!


Luisa Menano

TESTEMUNHOS - DO HENRIQUE F.

Amigos Co-Peregrinos,



Que bom que foi caminhar convosco até Santiago! Pelas conversas, o silêncio, as cantigas, as orações; mas também pelo calor tórrido dos primeiros dias, o estradão de Porriño, os maus cheiros (da Galiza! ;)), o cansaço e os pés doridos ao fim do dia; e pelos aniversários do João e da Vera e do Miguel, os reconfortantes jantares, as maçãs e o licor do Rui e o licor de orujo da Isabel Salazar; e especialmente pela alegria e companheirismo. E claro, pelo carinho, a organização e o cuidado de que não nos faltasse nada e de que tudo corresse bem dos nossos pastores Isabel e Jaime!

E que emocionante foi entrar na Catedral pela porta do perdão enquanto se celebrava em canto gregoriano a Liturgia das Horas; contemplar as magníficas capelas da ábside, cada uma mais impressionante que a anterior; abraçar o Apóstolo e descer à cripta para rezar junto ao seu túmulo. Lembrei-me dos milhões de peregrinos que ao longo de séculos aí rumaram e senti-me esmagado pelo peso da história. A catedral de Santiago é um local "mágico" muito especial.

Esta semana passou calma e tranquilamente com a memória bem presente dos momentos que passámos, com as canções que não me saem da cabeça (Un canto a Galicia, A Santiago Voy, A Rianxeira, O Povo de Deus, O Bom Pastor...) e com uma enorme vontade de voltar ao Camiño. Isabel, quando voltamos a partir?

Suseya!

Beijos e Abraços,

Henrique

A Santiago voy, a Santiago voy


Como un Peregrino


Por el camiño


De la ilusion


A Santiago voy, a Santiago voy...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010


 ULTREYA!
Já a pensar em Ultreya VI pelo Camiño Sanabrés

TESTEMUNHOS - MAIS DA ISABEL S.C.

Olá a todos



Sabem que isto hoje só me faz lembrar uma viagem que fiz o ano passado em que, depois


de chegarmos, eram só mensagens a cair de "cada um para todos" e assim continuamos,


hoje em dia, quando nos queremos falar... e combinar coisas em grupo.


Como já alguém disse (o Rui) foi realmente dificil, no dia de hoje, gerir todas


estas trocas de palavras e eu até me enganei pensando que a Teresa tinha sido a primeira...


Afinal eu ainda não tinha visto os emails do nosso Rui Correia e da Catarina eles também


enviando-nos mensagens "em directo" dos corações deles... e depois as mensagens de todos que já entraram em contacto


Então aqui por entre


"ondinhas vêm... ondinhas vão ~~~~


maçãs desidratadas.... e muita risos


conxuros...cavaquinhos....gaitas ... ...lingua galega...


Zacatraz e Eferreás....


Cá vai a minha proposta de que a nossa Amizade seja tão forte como a corda que suporta o Bota Fumeiro


Beijos da Isabel

TESTEMUNHOS - DO JOSE MANUEL M.V.

Estimados amigos y compañeros de fatigas,



No tengo mucho más que decir, que lo que ya se ha dicho por todos vosotros.... Es la tercera experiencia, de convivencia con los tres últimos grupos Ultreya, que por pura casualidad o predestinación, me unió a vosotros en el caminar hacia la tumba del Apóstol Santiago.


Gracias que doy al Apóstol por ofrecerme la oportunidad, de conocer un grupo, diverso en los quehaceres de la vida, pero con un objetivo común...el Camino hacia Santiago, que con sus dificultades,y alegrías es un símil de lo que nos depara el decorrer de nuestras vidas..., con alegrías, pesares y dificultades..., pero siempre, si mantenemos el ánimo de superarlas..., llegaremos al final de nuestra meta.


Pido, pues para todos nosotros, que acertemos en nuestras decisiones, y que seamos valientes en la toma de las mismas (contamos con la ayuda del Apóstol Santiago...).


Muy agradecido a nuestros "pastores", Isabel y Jaime, que de año en año se superan en la conducción das "ovellinhas"..., superando las dificultades y llevándonos siempre por el camino adecuado para llegar a la meta cierta. A Rui, que con su "cavaquinho" nos levantó los ánimos en todo momento y ocasión, y a todos los demás formando un "equipo", que de año en año se supera.


Y no me queda más que decir más que como en la canción: "... tenho morrinha, tenho saudade...".


Un abrazo, para todos y que pronto nos veamos.


José Manuel

TESTEMUNHOS - DA AUGUSTA E DO JOÃO F.

Caríssimos Peregrinos e Companheiros do Caminho


Sem os dotes de escritor ou conferencista do meu pai, cá estamos para também deixar algo para a posteridade.
Se inicialmente nos pareceu uma cartada arriscada da Ovelha Mestra, levar 24 (!) ovelhas, algumas delas pela primeira vez, no final chegámos à conclusão de que não poderia ter corrido melhor. Não nos lembramos de que durante o Caminho tivesse ocorrido algo menos agradável! Parabéns à Isabel e parabéns a todos.

O mail da Catarina foi simplesmente fabuloso. De certeza que todos os que o leram ficaram emocionados. A sua atitude veio despoletar uma coisa que, creio, nunca tinha acontecido antes (não estive nos Ultreyas I e IV): uma troca de mensagens que só confirmam a maravilha que foi Ultreya V.

Cada Ultreya em que participamos, leva-nos a conhecer novos Peregrinos que merecem um lugar especial nas nossas amizades. Não os vamos classificar um a um, pois como é natural há sempre alguém com quem mais nos identificamos, e não queremos que uns fiquem tristes e outros vaidosos!

E por agora, só nos resta esperar pela encontro de Outubro. Tudo faremos para não faltar...

Mª Augusta e João

TESTEMUNHOS - DA MARLENE

Queridos companheiros de Caminho, queridos Amigos...


Chego a casa depois de um dia de trabalho ("montes" de papeis à minha espera e eu perdida no meio deles sem saber por onde começar e ainda bem pior, sem querer tocar neles) e deparo com "montanhas" de simpáticas mensagens de todos vocês.O barulho do metro fez-me confusão, o movimento dos carros na Av.da Liberdade baralhou-me, e nem falo do barulho das vozes de fundo à hora do almoço...


Sem dúvida e com muito orgulho tenho sido partícipe de quase todos os Ultreyas organizados pela nossa querida e amiga Isabel, (faltei apenas o II), e para vos ser muito sincera, tive algumas reservas de que ao ser um grupo tão grande em comparação com as anteriores peregrinações, iriamos ter mais problemas de integração e maiores dificuldades de adaptação ao grupo, mas dou a minha mão à palmatoria que errei completamente neste meu pensamento. Realmente fazemos juizos de valores com apenas sinais de fogo...preciso realmente de melhorar este "defeito".


Como "decana" que sou posso sem dúvida testemunhar que as peregrinações têm vindo a melhorar não só na sua propria organização e nos pormenores (o facto de até termos os jantares programados á nossa chegada, foi este ano uma bela revelação) mas tb. na entrega e essencia de todos nós.


Obrigada a tod@s por momentos de partilha, por alegrias e tristezas compartidas, por cumplicidade de um Grupo cada vez melhor, por inter-ajudas de tod@s sem esperar nada em troca. Estamos tod@s de Parabens.


Besitos con cariño...


Marlene

TESTEMUNHOS - OUTRO DA ISABEL S.C.

Olá hoje ainda não vos tinha falado!!!!!!




Bem venho aqui propôr com a solicitação da benção da Pastorinha Mor que enviemos estes emails também ao João Menano.



Pois o meu querido Amigo de há ....40 anos ...(será verdade???, sendo nós tão novos!!!!) embora com o propósito de ir descansar e com prescrição "médico-marital" para tal! ...aceitou o desafio de fazer uns KM do percurso final para Santiago, a pé, conosco.



No passado (dos tais 40 anos!!) não eramos muito de caminhar no nosso grupo de Amigos de então , muitas farras sim e viagens mas nunca a pé!

assim sendo foi uma estreia absoluta vê-lo (e com a sua ""médica!!!"" ao lado )caminhando conosco.



Não queria deixar de o relembrar e louvar e reproduzir o que muitos no grupo diziam:



O João vai ser o fã nº 1 dos próximos Caminhos de Santiago...a pé ou de carro mas vai querer vir conosco.

E eu acrescento que quero muito que tal aconteça.



Relembremos também o afinco com que se propôs a providenciar por abrir a Discoteca, para a farra da noite, e a alegria com que a gozou!

BRAVO JOÃO ASSIM PARECES-ME O JOÃO QUE SEMPRE CONHECI!



Então fico-me por aqui, que a conversa vai longa e João gostei muito que tivesses ido.



TEMOS QUE MUDAR O EMAIL DA LUISA PORQUE SENÃO ELA NÃO RECEBE NENHUMA DESTAS MENSAGENS TÃO BOAS!

Bjinhos a todos

Isabel

TESTEMUNHOS - DA ISABEL S.C.

Queridos AMIGOS


Também eu queria enviar uma palavrinha e ...vou apanhar a boleia da Teresa que já introduziu todos os emails...

Gostei muito (NOVAMENTE) deste Caminho e em primeiro lugar quero transmitir


à ISABEL que tudo correu tão bem !, como de costume, mas agora com 24!, estás mesmo de parabéns pela organização e
...


ao JAIME que é sempre um óptimo Pastor ...não deixando a ovelhinha que adora fotografar tresmalhar-se....e até fazendo-lhe companhia, OBRIGADA...
e A TODOS que CONHEÇO HÁ ANOS com quem gosto tanto sempre de estar

e com OS QUE CONHECI nesta Caminhada com que falando mais... ou menos..., dadas as circunstâncias da própria Caminhada e de cada um, GOSTEI MESMO DE ENCONTRAR NA MINHA CAMINHADA DE VIDA

beijinhos para todos e um OBRIGADA A TODOS

Isabel

TESTEMUNHOS - DA TERESA A.

Olá Queridos Companheiros de Caminho



Pensei que as " “ondiñas veñen, ondiñas veñen, ondiñas veñen y van" , só vinham e iam na minha cabecita!!!, reuniões cheiasssssssssss de ondiñasssssssss!!


O deixar os companheiros do "Camino" é sempre tão dificil! Obrigada a todos pelo carinho do vosso cuidar, pela partilha especial de cada um, que me deu alento para fazer cada pedacinho do meu caminho, que bom foi peregrinar convosco!!!.


Abraço do


Teresa

TESTEMUNHOS - DO JOÃO V.S.

Fantástica Isabel,



Não gostaria muito de usar aquilo a q convencionamos chamar "lugares-comuns"; nem, tão pouco, procurar palavras originais e dizeres eloquentes; não quero ser repetitivo nem piegas; quero, apenas, deixar-te 1 bjinho e o meu MUITO OBRIGADO !!


João

TESTEMUNHOS - DO RUI N.C.

Queridos Companheiros de Jornada,

não queria deixar de vos agradecer a companhia e ajuda que todos me deram, durante todos estes dias que estivemos juntos.Foi imensamente agradável o contacto que tivemos pois sendo eu um estranho ao vosso grupo, seria normal que houvessem algumas reservas. Agradeço pois a maneira como me receberam no vosso grupo o que me fez sentir um dos vossos. Gostei imenso de ter estado convosco e espero não ter incomodado ninguém, quando me atrasava para resar o terço, a cada caminhada.


Esperando encontrá-los em breve recebam um beijinho/abraço amigo do


Rui Neiva Correia

TESTEMUNHOS - DO RUI S.

Queridos amigos/ co-peregrinos / companheiros !!!


Isto já não está fácil de levar, sentado à secretária, mas com a cabeça nas veredas e nas bermas do Camino...

E assim, "de golpe", caiem mensagens do teor desta da Catarina, da do Rui Neiva, ontem, da do João, da nossa amorosa Ovelhinha n.1... Eu, que sempre me orgulhei de não ser piegas, estou de lágrima no olho e de coração "muy aprietadito"... Acho melhor limitar-me a dizer:


- Obrigado, Santiago, pela obra indescritível de nos juntares e nos fazeres viver no teu Camino !!!!

Se estivéssemos no meu querido Colégio Militar, gritávamos um ZACATRAZ !!!!

Abraços apertados e beijinhos repenicados,




Rui.

TESTEMUNHOS

DA CATARINA:

Meus queridos peregrinos e companheiros de caminho,


Também eu tinha em mente escrever hoje por isso cá vai um pequeno testamento (mais um bocadinho e escrevo outra santiopedia).

Primeiro que tudo tenho-vos a dizer que não me fluem os pensamentos da maneira habitual porque não há forma de me saírem da cabeça as “ondiñas veñen, ondiñas veñen, ondiñas veñen y van, no te embarques rianxeiraaaa que te vas a marear”. Para os que não sabem, marear é enjoar e hoje acho que consegui deixar toda a gente no escritório “mareada “ com tantas ondiñas (mais ou menos o que consegui fazer convosco na peregrinação).

Ontem a tarde custou-me um bocadinho. Quando vocês se foram embora, tentei articular qualquer coisa com o José Manuel e não fui capaz. Só tinha vontade de chorar. Desculpa lá José Manuel, vi que não sabias o que me havias de fazer mas terem desaparecido todos os outros de repente deixou-me completamente perdida. Não fui capaz de voltar para o centro de Santiago pois pensar em voltar para lá sem vocês gerava-me imensa ansiedade por isso fui dar um mergulho nas frias águas da piscina do nosso hotel (Bem abençoado hotel!) para acalmar os ânimos. No final da tarde ainda tentei ir ao centro comprar uma medalha para a “sogra” mas fugi a sete pés de volta para o hotel que já me estava a entrar outra vez tensão de estar ali sem o grupo.

Pois é, todos vocês foram (e são!!!!) muito especiais.

Vou começar por agradecer aos céus o bom tempo que tivemos no caminho (obrigada São Pedro por não teres aberto as torneiras) e à Isabel o amor e dedicação que pôs na organização de tudo e no seu estar conosco. Para mim foi perfeito!!!! Correu como tinha que correr e cada coisa foi aparecendo no seu devido momento: se tivéssemos ido para as credenciais no domingo, não tínhamos chegado sequer à missa, tal era a fila que havia; conseguimos passar a Porta Santa, abraçar serenamente o Apostolo (que bem que me soube deitar a minha cabeçinha no Seu ombro!!!!), rezar sem que ninguém nos interrompesse no tumulo de Santiago, ter um botafumeiro, ter alguns de nós tão próximo do altar, ter uma oração só nossa, ter uma leitura feita por nós, ter um bocadinho da homilia só para nós, ter tantas igrejas no caminho só para nós, ter tantas veredas tão bonitas para percorrer, tao boas caminhas, tão bons banhos, o bailarico, as comezainas e a copofonia, a queimada com o conjuro, tão boas vozes e mãos, tão bons abraços, tanto amor, tanto carinho, tão bons ouvidos, tão boas vozes conselheiras, tantos mimos, tantas atenções, tantas palavras de afecto...

Foi mesmo muito, muito bom.

Obrigada Isabel por com a tua organização nos teres proporcionado tudo isto e obrigada a todos por estarem no meu caminho.

Tinha pensado em agradecer a cada um aqueles momentos que passamos juntos mas não me quero alongar. Bem, não resisto...

Foram momentos tão bons e tão lindos... (como diria a Augusta- Augusta estou a ouvir a tua voz) pois, pois (diz a Isabel Salazar), diga? Diz o Rui Neiva, quer umas maçazinhas? –E o meu whiskyzinho, diz a manuela ;)

Jaime, pastor empedernido, foste o cajado, a Mao invisível que nos apoiou vinda directa lá de cima. O alento que dás à Isabel extende-se também a nós. E umas cañitas na tua companhia vêm sempre bem 

Rui Souto a ti só te oiço a cantar e vejo a tua empática imagem a caminhar comigo

A ti, querida, Fernanda, a dizeres-me – és uma rapariga espectacular. E – Ó Catarina, eu digo-te do que é que nós nos estávamos a rir mas tu não te zangas comigo! –Estás sempre pronta para andar e para atirares-te para a frente. Estou-te mesmo a ver aos 90, sa como um pero, a peregrinar. Faz favor de explorares o teu talento de dar amor aos outros e atirares-te mesmo para a frente com o apoio aos sem-abrigo. Vais ver o gratificante que vai ser o dar amor a pessoas que ainda precisam de mais amor que nós (já o sabes mais vais voltar a recordar). E

Da Dulce e do José Bouça não esqueço a amabilidade com que desinteressadamente fizeram com que voltar a Lisboa fosse possível e das conversas, coincidências e partilhas .

À Vera e ao Miguel, casalinho feliz, sempre activos no seu caminhar com os seus actos carinhosos, que Santiago vos traga em breve uma Maria (ou Manel).

À Manuela a alegria, boa disposição e companhia (e os versos que adorámossssssssssssssssssss)

Ao Henrique a sua companhia silenciosa, solidaria e amorosa.

Ao Joao grande a simpatia reservada e a preocupação com os outros (ai que rica massagem no pescoço e miminhos na melena!!!)

À Augusta e ao Joao.. Ai que lindos os gatinhos (Auguusta) , estas castanhinhas estao mesmo boas. O ano passado apanhei quase 2 kilos (joao) Essa vossa comunhão com a natureza... E não me sai da cabeça a vossa imagem a dançar apaixonadamente na discoteca!!! Cabeça encostada no ombro num acto de total comunhão... que maravilha estar convosco!

À Maria José e ao José os empáticos sorrisos, a pontualidade, a boa-disposiçao, o não porem nunca uma má cara...

À Terezinha os sorrisos amorosos, a simpatia, a partilha, estamos todos contigo, minha querida, e vais ver que Santiago te vai fazer andar para a frente

À Luisa os ternos sorrisos, as palavras sabias e a companhia do Joao –que divertido que és!- que volto a dizer que me cheira que vai estar no nosso peregrinar do ano que vem

Ao Rui Neiva pelas ricas maçazinhas, a companhia e os ensinamentos de lides já um pouco esquecidas

À Isabel Salazar os momentos de companhia, boa disposiçao e fotografia (o esperar em alguns momentos por ti, ainda que –eu- numa presença distante deu-me os momentos mais intensos de estar comigo)... E o pau!!! Fernanda para o ano também quero um!!!!!

À Marlene os sorrisos, a simpatia, a alegria... e que bonito que era o teu lenço! Mais uma vez obrigada pelas sábias mãos ao volante que nos conduziram até à galiza e pelas agradáveis conversas

José Manuel… la empatia callada por los años y por los momentos de vida recordados y casuísticamente similares

Ao Victor, mais conhecido como o Speedy Gonzalez, o teres-te aberto e aproximado do grupo que desconhecias totalmente... adorei os sorrisos dos últimos dias!!! obrigada por te envolveres e interessares por tantas coisas tão diferentes

Inês, querida, companheira de caminho, quarto, vizinha de cama, que bom ter tido a tua companhia e que bom foi ouvir-te na Catedral a falar numa só voz o que ia nos nossos corações...

Que bom foi peregrinar convosco.


Que o Apostolo Santiago nos guarde a todos e interceda pelas nossas intenções e nos dê a alegria de voltar a estar juntos.

Um beijo enorme 

O Regresso a Casa e o proximo encontro Ultreya V

Querid@s Amig@s e Co-Peregrin@s



Agora já um pouco restabelecida, venho agradecer-vos tudo que de cada um recebi.
Ultreya V foi uma vez mais, ESPECIAL.


Adorei por tudo, decorreu muito bem e mesmo quando não pareceu, foi tudo que precisei para poder crescer e aprender, para tentar ser melhor e tomar consciência do muito que me falta ainda aprender. GRACIÑAS!
Também a Cerimónia na Catedral foi linda. Adorei. Muito emotiva mas muito especial. Não podia ter sido mais bonito a Homilia e as palavras que ao nosso grupo Ultreya V o Arcebispo de Santiago, Monsenhor Julián Barrio Barrio dedicou.
E o Botafumeiro com o seu significado e oferecido por nós, fez-me sentir particularmente feliz pois é um contributo muito generoso de nós todos para tantos. Pusemos em pratica a intenção do Amor Incondicional , sem expectativa.


A todos recordo, que o dia em que vão entregar as nossas intenções ao Santo, será na ultima 5º Feira de Setembro. Nesse dia visualizem-nas a serem colocadas no Altar-mor perante o Senhor Santiago e a serem incineradas.

Também vos queria comentar que comprei um livro muito inspirador, o Guia Espiritual de Preparação para a Peregrinação a Santiago de Compostela, editado pelo Arcebispo de Santiago, Monsenhor Julián Barrio Barrio. Já o li todo hoje. Foi a minha forma de me mantar no Caminho, e visualizar muitas daquelas paisagens, veredas, silencios, momentos de oração, aromas e escutas... e até mesmo das comesainas, das cantorias e do bailarico 


E deu-me imensas dicas para começar a germinar Ultreya VI 


Mas não quero deixar de partilhar o Capitulo “O Regresso” em que entre muitas outras coisas nos é dito:
“...O Peregrino ao voltar à sua vida diária é chamado a comunicar a sua experiência do Caminho e da meta. O Peregrino, como verdadeira testemunha, deve transmitir na família, na comunidade cristã e na sociedade o que viu e ouviu. Todo o peregrino que chega a Compostela e se encontra com o Apóstolo tem de assumir o compromisso, ao voltar a sua casa, à sua terra, de se sentir enviado para ser testemunha dos valores do Evangelho que o Apóstolo nos transmitiu...


...algumas atitudes que o peregrino deve levar no seu coração no regresso de Compostela:


- Confessar Cristo como seu único Salvador...


- Renovar a vida cristã...


- Celebrar a Fé...


- Assumir o compromisso apostólico...


- Exercer a Caridade...


- Promover a devoção ao Apóstolo Santiago...”


E são-nos também sugeridas algumas Pistas de Reflexão. Aqui vão elas:


Ao terminares o Caminho de Santiago e voltares a tua casa, que vivencias brotam no teu coração? Que recordações guardas como mais importantes?


O Caminho de Santiago mudou em algo a tua vida? Em que é que te ajudou?


Ao regressares formulaste alguns compromissos face à tua vida pessoal, familiar, profissional e cristã?

E até uma Oração:


Deus Pai! Hoje volto às minha casa. Regresso feliz e contente. O meu coração vai cheio de experiencias maravilhosas. Nunca pensei que o Caminho de Santiago trouxesse tanto à minha vida. Certamente parto muito diferente de como comecei. É muito o que tenho de agradecer-te a Ti e a tanta gente com que me encontrei e me ajudou. Peço-te que saiba paga-lo da melhor forma possível: sendo testemunha dos valores do teu Evangelho e devoto de Santiago. Suplico-te pela Paixão, Morte e Ressurreição do teu Filho Jesus Cristo e a intercepção de Maria e do Apóstolo Santiago. Amén.


Realmente aconselho vivamente a sua leitura integral.

Agradeço uma vez mais também a linda concha que me oferecreram. Adorei  Acho que é mesmo a minha cara. Bem escolhida. Vejo que me vão conhecendo e as minhas várias facetas . Prometo que a usarei nas proximas Peregrinações e obviamente no nosso proximo encontro.


Encontro esse que sugiro no fim de semana de 15, 16 ou 17 de Outubro. E porquê? Porque a 16 à noite terá lugar a II Conferencia sobre os Caminhos de Santiago, Santiago e a Historia de Portugal e a Europa na Junta de Freguesia do Estoril e assim os de fora, como o Jose Manuel e a Catarina podem assistir aos 2 eventos. Sugiro o nosso encontro num Jantar dia 15 ou num almoço a 16 ou 17.


Como é já época de frio, não conseguirei receber 24 pessoas dentro de casa, pelo que sugiro um encontro num restaurante simpático na minha zona, a Casa das Palmeiras, que está localiado na Parede e é duns conhecidos nossos pelo que nos receberão e muito bem como em sua casa. E tem bom preço.


Fico a aguardar as vossas disponibilidades para tomar decisão duma data.

Agradeço que os que fotografaram tragam CDs com as fotos que fizeram, para podermos partilhar. Assim, cada um deverá trazer 18 cópias.


POR ÚLTIMO agradecia que me escrevessem algumas palavras com o vosso Testemunho sobre a Peregrinação, as vossas vivências para eu poder publicar no Blog. Só vos identificarei se mo permitirem, claro! caso contrário fica como Testemunho de Peregrin@


Aguardo as vossas notícias com muita alegria e saudades de todos.


Um abraço santiagueño com Amizade


Isabel

quinta-feira, 9 de setembro de 2010


Queridos Amigos e Co-Peregrinos

Notícia de Última Hora!




O João Menano, marido da nossa co-peregrina Luisa vai acompanhar-nos. Não a andar connosco a pé, mas a partilhar da nossa companhia e a oferecer-nos a sua à noite ao jantar, e nos hoteis.




O João precisa descansar, e por isso pediu-nos para vir connosco. Vamos acolhe-lo e dar-lhe esta oportunidade, deste “retiro” que procura e que o vamos concerteza ajudar a usufruir em pleno.




E nós... já faltam menos de 36 horas para darmos início a esta vivência espiritual, religiosa, meditativa, reflexiva, solitária, partilhada, alegre, divertida, gustativa e.... tudo aquilo que vier ter connosco!


Lá vos esperamos à maioria na nossa Casa das Hortenses, o que nos dá a maior alegria, na 6ª feira, a alguns em Cerveira no sábado e a outros em Porriño, na segunda-feira.


Boa viagem até Pico de Regalados.


Neste momento já estão a Peregrinar. Desde o dia que decidiram ir conhecer “Santiago” , falar com ele, ouvir o que tem para nos dizer e para nos ajudar a descobrir em nós e nos outros: ALGO ÚNICO E ESPECIAL. NA NOSSA VIDA.... O QUE FAZER COM ELA, O QUE FAZER DELA, PARA QUE SERVE...PARA QUÊ TUDO ISTO....


Um grande beijinho e um abraço santiagueño

Buen Camino!


Ultreya!


Isabel





ULTREYA! - "Vai para a frente com Coragem"


Suseia! Sempre em frente!






http://ultreya-ibf.blogspot.com/






Fazer o Bem, Sempre – Teresa de Saldanha, Fundadora das Irmãs Dominicanas em Portugal






Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz


(Madre Teresa de Calcutá)


In spite of everything, I still believe that people are really good at heart (Anne Frank)


Be the world you want to see – Mahatma Gandhi






http://calzadoblancoarte.blogspot.com/


http://sabedoriainterior.blogspot.com



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O NOSSO ULTIMO ENCONTRO....27 de Agosto de 2010

E o nosso Bardo Tiago a culminar esse momentoo tão emotivo e especial do Grupo Ultreya no ultimo encontro antes de iniciarmos a nossa Peregrinação que nos levará por Caminhos da Alma...

É preciso agradecer a vossa presença.
E cá para mim o jantar, o ambiente, a degustação e o culminar com Queimada, Esconxuro e Gaita de Foles, Xotas, Muiñeiras e até o Cavaquinho do Rui, os cantares tradicionais de Portugal e da Galiza foi....para mim muito especial. E senti que todos estiveram muito bem, muy a gusto.
Obrigada a todos os que vieram, pois para alguns terá sido grande o esforço para poderem estar presentes.

Sentimos a falta da Catarina, mas sabemos que desde Madrid esteve connosco em espírito.

É sempre uma grande alegria poder receber todos e ver como se vai construindo um Grupo. Pouco a pouco, ao ritmo de cada um se vão entregando os novos. E também com a sua forma unica e especial de cada um dos repetentes, estes vão acolhendo os novos.
Estou certa de que tudo irá decorrer com muita harmonia.
O grupo é grande, o que é um desafio para todos, mas Peregrinar passa por escutar o nosso interior e já que escolhemos ir em Grupo, também estar disponível para escutar os outros e as suas necessidades.
Peço a vossa compreensão e tolerância para os momentos que possam ser difíceis e desafiantes a nível dos relacionamentos. Porque uns vão depressa, porque uns vão devagar. Porque há momentos em que queremos etar em silencio e alguém quer ser escutado. Porque nos juntaremos uma vez por dia em Oração e outros vão oferecer a sua presença, mesmo sem rezar.
Mas como os 14 Repetentes já conhecem o ritmo do Grupo Ultreya, vai ser muito fácil aos 9 novos elementos “apanharem” o espírito e deixarem-se levar.

Vemo-nos dentro de poucos dias.
Vamos pelo Caminho do Coração, o que nos levará com outro olhar para dentro e para fora até Santiago!
Ultreya et Suseia!
Um abraço
Isabel

Posted by Picasa