quarta-feira, 23 de setembro de 2009

De Santiago a Finisterra....Final e Rescaldo


Queridos Amigos e Peregrinos

Ainda a refazer-me dessa maravilha que vivemos juntos, aqui vos deixo algumas palavras...
Que Saudades de TUDO! DE TODOS!

Na verdade o Caminho de Santiago, seja por que rota for, é também e muito, quando se faz em grupo, um Caminho de Fraternidade.
O que vivemos de Alegria, Comunhão, Tolerância, Aceitação, Emoção, Cansaço e Amor é indescritível. Hay que vivirlo, pois fica no Coração, e só pelo Coração podemos recordá-lo e com o Coração falar dele aos Outros.

Concordo totalmente com as palavras de todos e com as do Jose Manuel em particular: VOLVEREMOS :-)

Houve momentos de Felicidade Pura... e inesperada. Não posso deixar de referenciar algumas surpresas com que fomos presenteados: as Canções Napolitanas no Casino de Santiago, o terço no Ribeiro e os cânticos da Fernanda e do Rui à desgarrada, o almoço naquele Bar em que cantamos pela primeira vez em prova de gratidão o Povo de Deus, a visita e o Aniversário do Jão Firmino, o terço na Praia de Finisterra, todas as intenções colocadas por todos nós, a chegada a Finisterra e a colocação da Bandeira de Ultreya IV, a Samaritana no almoço de Malpica, a força do grupo e da Natureza em Muxia, os últimos fados maravilhosa e emotivamente cantados pelo Rui na Praça do Obradoiro, a ajuda e apoio de algumas pessoas no Caminho, a troca de olhares e palavras com outros Peregrinos, a Missa do Peregrino, a leitura que fiz e não era só eu, eramos todos ali no Altar, os 17, pois a Cristina também fazia parte e ainda todos os que estavam connosco e cada um de nós no nosso coração, a entrega das nossas Intenções e o Botafumeiro, e muitos silêncios, chuviscos, sol, paisagens, partilhas, espírito de apoio, respeito e solidariedade, bons repastos e tudo o mais... Obrigada a vós, Obrigada Santiago!

Nada poderá jamais voltar a ser igual, depois disto tudo. Apenas esperar que chegue Ultreya V... Porque cada Peregrinação é especial e única, apesar desta ser sido mesmo muito especial.

Já ando a estudar o percurso de 2010 eh!eh!eh!
Eu não vos disse, que ao chegar o entusiasmo é sempre tão grande, que começar a sonhar com o próximo é a maneira de Matar Saudades do último? Pois é isso mesmo...

E as datas para 2010 já estão definidas: de 11 a 19 de Setembro, pelo Caminho Português, de Vila Nova de Cerveira, passando por Tomiño, Tuy e de aí sempre em frente até Santiago de Compostela.

Mas antes disso vamo-nos encontrar seguramente muitas vezes...
E proponho que a próxima seja já no dia 23 de Outubro, 6ª feira. Para trocarmos fotos, abraços e muita Alegria e Amizade.

Cada um que fez fotos deverá levar 1 CD com todas as fotos para os outros: mas para nós e para a Merche e Tomané basta levar 1 exemplar. Total: 14, não contado com @ própri@, obviamente.

Até lá combinamos as multas...

Queremos também a gradecer-vos o fantástico, belissimo e muito valioso Livro sobre Santiago com que nos presentearam e também com as vossas palavras amigas e generosas. Muito Obrigada!

E para que nos lembremos muitas vezes da Samaritana cantada pelo Rui, aqui vai um cheirinho, mesmo que noutras versões...
http://www.youtube.com/watch?v=GfS3tUt0ZTE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=VtUFbRYWlEc&feature=related

E ainda...
O Povo de Deus
http://www.youtube.com/watch?v=TJuC-cEQrJw

Dêm notícias e esperemos que a Ana e o Jose Manuel não faltem ao encontro de 23 de Outubro, apesar da distância, bem como todos os outros. Mas claro, para quem vem de 600 kms de distância é sempre um esforço maior.

Marquem já a data na vossa Agenda. Não deixem que o circuito se quebre...

Sigam a vossa Vida com entusiasmo e alegria
Cá vos esperqamos...

Beijinhos e abraços santiagueños

Isabel e Jaime (Pastor)

ULTREYA! - "Vai para a frente com Coragem" - La palabra ultreya es una antigua palabra española que usaban los peregrinos de Compostela cuando se encontraban para saludarse y animarse a lo largo del camino. Esta palabra, probablemente derivada del latín ultra, significaba "¡Adelante!"

Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
Madre Teresa de Calcutá

Fazer o Bem, Sempre! (Teresa de Saldanha - fundadora das Irmãs Dominicanas em Portugal)

“Eu honrarei o Natal em meu coração e tentarei manter o ano todo” (Charles Dickens)
Be the world you want to see (Mahatma Ghandi)

Sem comentários: