sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Regresso a Casa e o proximo encontro Ultreya V

Querid@s Amig@s e Co-Peregrin@s



Agora já um pouco restabelecida, venho agradecer-vos tudo que de cada um recebi.
Ultreya V foi uma vez mais, ESPECIAL.


Adorei por tudo, decorreu muito bem e mesmo quando não pareceu, foi tudo que precisei para poder crescer e aprender, para tentar ser melhor e tomar consciência do muito que me falta ainda aprender. GRACIÑAS!
Também a Cerimónia na Catedral foi linda. Adorei. Muito emotiva mas muito especial. Não podia ter sido mais bonito a Homilia e as palavras que ao nosso grupo Ultreya V o Arcebispo de Santiago, Monsenhor Julián Barrio Barrio dedicou.
E o Botafumeiro com o seu significado e oferecido por nós, fez-me sentir particularmente feliz pois é um contributo muito generoso de nós todos para tantos. Pusemos em pratica a intenção do Amor Incondicional , sem expectativa.


A todos recordo, que o dia em que vão entregar as nossas intenções ao Santo, será na ultima 5º Feira de Setembro. Nesse dia visualizem-nas a serem colocadas no Altar-mor perante o Senhor Santiago e a serem incineradas.

Também vos queria comentar que comprei um livro muito inspirador, o Guia Espiritual de Preparação para a Peregrinação a Santiago de Compostela, editado pelo Arcebispo de Santiago, Monsenhor Julián Barrio Barrio. Já o li todo hoje. Foi a minha forma de me mantar no Caminho, e visualizar muitas daquelas paisagens, veredas, silencios, momentos de oração, aromas e escutas... e até mesmo das comesainas, das cantorias e do bailarico 


E deu-me imensas dicas para começar a germinar Ultreya VI 


Mas não quero deixar de partilhar o Capitulo “O Regresso” em que entre muitas outras coisas nos é dito:
“...O Peregrino ao voltar à sua vida diária é chamado a comunicar a sua experiência do Caminho e da meta. O Peregrino, como verdadeira testemunha, deve transmitir na família, na comunidade cristã e na sociedade o que viu e ouviu. Todo o peregrino que chega a Compostela e se encontra com o Apóstolo tem de assumir o compromisso, ao voltar a sua casa, à sua terra, de se sentir enviado para ser testemunha dos valores do Evangelho que o Apóstolo nos transmitiu...


...algumas atitudes que o peregrino deve levar no seu coração no regresso de Compostela:


- Confessar Cristo como seu único Salvador...


- Renovar a vida cristã...


- Celebrar a Fé...


- Assumir o compromisso apostólico...


- Exercer a Caridade...


- Promover a devoção ao Apóstolo Santiago...”


E são-nos também sugeridas algumas Pistas de Reflexão. Aqui vão elas:


Ao terminares o Caminho de Santiago e voltares a tua casa, que vivencias brotam no teu coração? Que recordações guardas como mais importantes?


O Caminho de Santiago mudou em algo a tua vida? Em que é que te ajudou?


Ao regressares formulaste alguns compromissos face à tua vida pessoal, familiar, profissional e cristã?

E até uma Oração:


Deus Pai! Hoje volto às minha casa. Regresso feliz e contente. O meu coração vai cheio de experiencias maravilhosas. Nunca pensei que o Caminho de Santiago trouxesse tanto à minha vida. Certamente parto muito diferente de como comecei. É muito o que tenho de agradecer-te a Ti e a tanta gente com que me encontrei e me ajudou. Peço-te que saiba paga-lo da melhor forma possível: sendo testemunha dos valores do teu Evangelho e devoto de Santiago. Suplico-te pela Paixão, Morte e Ressurreição do teu Filho Jesus Cristo e a intercepção de Maria e do Apóstolo Santiago. Amén.


Realmente aconselho vivamente a sua leitura integral.

Agradeço uma vez mais também a linda concha que me oferecreram. Adorei  Acho que é mesmo a minha cara. Bem escolhida. Vejo que me vão conhecendo e as minhas várias facetas . Prometo que a usarei nas proximas Peregrinações e obviamente no nosso proximo encontro.


Encontro esse que sugiro no fim de semana de 15, 16 ou 17 de Outubro. E porquê? Porque a 16 à noite terá lugar a II Conferencia sobre os Caminhos de Santiago, Santiago e a Historia de Portugal e a Europa na Junta de Freguesia do Estoril e assim os de fora, como o Jose Manuel e a Catarina podem assistir aos 2 eventos. Sugiro o nosso encontro num Jantar dia 15 ou num almoço a 16 ou 17.


Como é já época de frio, não conseguirei receber 24 pessoas dentro de casa, pelo que sugiro um encontro num restaurante simpático na minha zona, a Casa das Palmeiras, que está localiado na Parede e é duns conhecidos nossos pelo que nos receberão e muito bem como em sua casa. E tem bom preço.


Fico a aguardar as vossas disponibilidades para tomar decisão duma data.

Agradeço que os que fotografaram tragam CDs com as fotos que fizeram, para podermos partilhar. Assim, cada um deverá trazer 18 cópias.


POR ÚLTIMO agradecia que me escrevessem algumas palavras com o vosso Testemunho sobre a Peregrinação, as vossas vivências para eu poder publicar no Blog. Só vos identificarei se mo permitirem, claro! caso contrário fica como Testemunho de Peregrin@


Aguardo as vossas notícias com muita alegria e saudades de todos.


Um abraço santiagueño com Amizade


Isabel